ANPAD - XLV Encontro da ANPAD

por Jeovani
Publicado: 17/11/2021 - 14:30
Última modificação: 17/11/2021 - 15:25

Há tanta vida lá fora! Work-life Conflict, Mulheres e Pós-Graduação em Contabilidade

Camilla Soueneta Nascimento Nganga - camillasoueneta@gmail.com
Outro (Sem vínculo) - Universidade Federal de Uberlândia
Outro - Outra

Silvia Pereira de Castro Casa Nova - silvianova@usp.br
Curso de Pós-Grad em Controlad e Contab/Facul de Economia, Admin e Contab
PPGCC/FEA - Universidade de São Paulo
Outro (Mestrado em Ciências Contábeis) - Outra (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul)

SANDRA MARIA CERQUEIRA DA SILVA - mestsandra@gmail.com
Outro (DCIS) - Outra (Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS)
Outro (FAT ADM) - Outra (Faculdade Anísio Teixeira - FAT)

João Paulo Resende de Lima - jp.resendelima@hotmail.com
Curso de Pós-Grad em Controlad e Contab/Facul de Economia, Admin e Contab
PPGCC/FEA - Universidade de São Paulo
Outro - Outra

Resumo

Com o avanço no número de mulheres no mercado de trabalho se torna premente a necessidade de investigar arranjos entre a vida profissional, pessoal e familiar, particularmente quando observados o feminino, a maternidade, e os filhos e filhas. Nesta pesquisa o recorte é quanto ao equilíbrio deste balanço para mulheres acadêmicas, em que, semelhante ao que acontece em outras áreas, as contas não fecham. Tendo por objetivo problematizar as experiências na pósgraduação e o work-life balance na vida de doutorandas em Ciências Contábeis no Brasil, foi adotado o construcionismo, como vertente epistemológica e o pós-estruturalismo feminista como perspectiva teórica. Para construção do corpus de pesquisa foram realizadas entrevistas em profundidade, analisadas por template, com a construção de códigos ordenados, de acordo com as características da pesquisa e a intenção das pesquisadoras. Como resultado, conclui-se que as doutorandas desempenham diversos papéis sociais tradicionalmente atribuídos às mulheres. Para tanto, relegam a vida pessoal, tomando a decisão de postergar casamento e maternidade ou a entrada no doutorado. Assim, consideradas tanto as relações pessoais construídas com pares e professores, quanto o ambiente institucional acadêmico, a academia ainda precisa avançar para contemplar a trajetória de mulheres, de forma que as difíceis escolhas não recaiam sobre elas.

AnexoTamanho
PDF icon Há tanta vida lá fora!291.68 KB